A Quiropraxia é uma especialidade da Fisioterapia que busca tratar o sistema articular, muscular e visceral, com ajustes quiropráticos, manobras musculares e articulatórias.
Muito buscada por pacientes que desejam aliviar as dores nas costas, tirar as tensões musculares e relaxar o corpo.
A Osteopatia é uma modalidade de tratamento que aborda o indivíduo de uma forma global, centrando-se nas causas e não apenas nos sintomas que o paciente apresenta.
Possui como principal objetivo restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).
Há dois benefícios determinantes na Osteopatia. O primeiro é a melhoria da capacidade funcional do paciente que, após o tratamento osteopático, ativa a recuperação e o equilíbrio do organismo, promovendo-lhe bem-estar e saúde. Além disso, o tratamento osteopático tem um caráter preventivo, evitando que disfunções assintomáticas se tornem dolorosas.
O método foi criado pelos fisioterapeutas franceses Leopold e Michele Busquet, sendo um método fisioterápico inovador, pois permite proporcionar ao paciente um tratamento personalizado, abrangente e coerente para desfazer tensões musculares e torná-lo mais relaxado e confortável.
O fisioterapeuta baseia-se na observação dos pontos de tensão em diferentes partes do corpo do paciente e aplica, em seguida, um método de tratamento manual com objetivo de liberar as zonas de tensão, devolver boa mobilidade aos tecidos, melhorar o funcionamento do corpo e proporcionar uma melhor postura. Além de tratar dores musculares e articulares, o método reduz as sobrecargas corporais acumuladas no dia a dia, produz relaxamento corporal e diminui o estresse.
O Método Busquet usa, basicamente, a terapia manual adequada às necessidades do paciente, seja ela terapêutica ou preventiva. Deve-se fazer uma avaliação prévia das cadeias musculares de flexão, de extensão, de abertura/fechamento, e dos sistemas visceral e neurovascular.
O tratamento deve sempre respeitar a idade do paciente, do bebê ao adulto. As sessões demoram cerca de 45 minutos, em média, e devem ser realizadas de uma a duas vezes por semana, com pelo menos 10 sessões.
O método consiste numa combinação de técnicas manuais sem que haja dor. Desfeitas as tensões, as funções corporais normais entram em ação, eliminando tensões e dores.
O Método McKenzie de Diagnóstico e Tratamento (MDT) é um protocolo tanto de avaliação quanto de tratamento para dores na coluna e extremidades, baseado em evidência.
O MDT mostrou ser um sistema de avaliação confiável para classificar pacientes em subgrupos mecânicos.
As pesquisas mais recentes comprovaram que a maioria dos pacientes com dor de origem mecânica na coluna responde bem a exercícios específicos e alcançam melhores resultados quando tratados com exercícios personalizados.
Após uma consulta de avaliação minuciosa, é elaborado um planejamento de tratamento de acordo com a necessidade de cada paciente. Durante as sessões serão executados exercícios específicos de mobilidade, podendo ser de extensão, flexão, rotação e inclinação.
A avaliação MDT permite uma rápida determinação de quem se beneficiará do tratamento de acordo com os seus princípios.
O uso de estratégias MDT mostrou-se capaz de:
- evitar intervenções cirúrgicas;
- gerar resultados mais rápidos do que outras modalidades de tratamento;
- ter boa relação custo/benefício.
A possibilidade do paciente conseguir realizar boa parte dos exercícios em casa e sozinho é um grande diferencial do método, pois:
- otimiza o resultado do tratamento;
- acelera o prazo de recuperação;
- ajuda a promover um forte senso de independência no paciente.
Pacientes que foram instruídos com o autotratamento são capazes de iniciar a realização dos exercícios específicos logo no primeiro sinal de recorrência. Os sintomas geralmente podem ser aliviados antes de se agravarem.
A reeducação postural global (RPG) é um dos métodos da fisioterapia que tem como objetivo prevenir e combater alterações da coluna, como escoliose, corcunda e hiperlordose, ajudando a melhorar a postura, por exemplo, sendo também útil para melhorar a respiração, corrigir o posicionamento do joelho, quadril e cabeça.
Nesse tipo de tratamento, o fisioterapeuta analisa toda a postura da pessoa e indica os exercícios que a pessoa precisa realizar para fortalecer os músculos mais fracos e alongar os músculos, tendões e ligamentos necessários para realinhar todo o corpo.
As sessões de RPG são individualizadas, isso porque cada pessoa possui uma constituição corporal e necessidades diferentes.
Numa sessão de RPG o fisioterapeuta irá indicar qual será a posição que a pessoa deverá ficar parada durante, pelo menos, 3 minutos. Nessa postura, pode ser necessário fazer pequenos ajustes como adequar a respiração e a pessoa tem que se esforçar para manter os músculos parados na posição indicada.
Como forma de progressão, o fisioterapeuta poderá estimular que a pessoa faça contra sua mão, para dificultar a permanência da postura, o que torna o posicionamento correto ainda mais desafiante.
Por vezes, durante uma sessão de RPG ainda são realizados outros exercícios que sejam indicados para o tratamento das dores ou lesões que a pessoa apresente, além de manipulações e terapia miofascial, e é por isso que esta é uma técnica que só pode ser realizada pelos fisioterapeutas.
Os benefícios da reeducação postural global podem ser percebidos desde as primeiras sessões, onde a pessoa se torna mais consciente da sua postura corporal, o que já é um estímulo para que ela se esforce em manter a boa postura durante seu dia-a-dia. Outros benefícios são:
A Acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. As agulhas, quando aplicadas sobre regiões específicas, são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como, por exemplo, dores articulares, enxaqueca, ansiedade e distúrbios do sono, além de melhorar o sistema imunológico.
O paciente deita-se na maca e o acupunturista insere as agulhas em determinados locais do corpo (pontos de acupuntura) que irão promover o efeito desejado. O tempo que a pessoa fica com as agulhas é, em média, 30 a 50 minutos.
A Acupuntura é uma técnica que pode ser usada para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de doenças como por exemplo:
Além destes problemas, a Acupuntura pode também ser utilizada no tratamento de alterações emocionais como ansiedade, estresse e depressão.
Qualquer pessoa pode se submeter a sessões de Acupuntura, mesmo nos casos onde não exista doenças ou queixas físicas, inclusive pode ser aplicada em crianças.
O objetivo é estimular as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, promovendo ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo.
As desordens temporomandibulares (DTM) consistem em um grupo de patologias que afetam o sistema muscular mastigatório (origem miogênica), a articulação temporomandibular (ATM) de origem artrogênica e suas estruturas de sustentação.
Atualmente, acredita-se que as desordens da ATM são de origem multifatorial, as quais geram um grande número de alterações, tais como degenerações ósseas, hipermobilidades, mialgias e desarranjos internos. Muitos fatores tem sido frequentemente mencionados como possíveis causas primárias, entre eles: desarmonias oclusais, alterações músculo-articulares, hábitos parafuncionais, stress, hipermobilidade articular, alterações posturais e até mesmo questões psicológicas do indivíduo.
Geralmente as desordens temporomandibulares apresentam-se com um ou mais sintomas como: dor, ruídos articulares, limitação da ADM, pontos dolorosos em região muscular e ou articular, podendo estar associada a outros sintomas como cefaléias e alterações na coluna cervical. Pacientes portadores de DTM crônica podem apresentar frequentemente sintomas de depressão e insônia.
As DTM's se manifestam através de dor constante ou intermitente nos músculos mastigatórios e/ou na ATM, podendo ainda apresentar limitações ou desvios da amplitude de movimento (ADM), ruídos articulares, pontos dolorosos, zumbidos e deglutição anormal.
O tratamento fisioterapêutico nas disfunções temporomandibular (DTM) possui prazo médio de 12 semanas e frequência de 2x/semana.
As técnicas utilizadas para o tratamento de DTM incluem a utilização de recursos como:
O tratamento fisioterapêutico nas disfunções temporomandibular (DTM) se baseia em promover analgesia, redução do processo inflamatório e reabilitação funcional.
Os exercícios utilizados para o tratamento da DTM promovem a diminuição da dor, melhoram a função dos músculos mastigatórios, reduzem o espasmo muscular, restaurando assim o equilíbrio da articulação. Os exercícios são recomendados quando existe dor e limitação do movimento de abrir e fechar a boca.
As modalidades de tratamento que envolvem exercícios ativos, terapia manual e técnicas de relaxamento podem diminuir a dor e aumentar a abertura de boca em pacientes portadores de DTM causada por deslocamento do disco ou dor miofascial aguda.
A Fisioterapia contribui para amenizar os sintomas da DTM, pois estimula a propriocepção, produção do líquido sinovial na articulação, melhora a elasticidade das fibras musculares aderidas e a dor. Dessa forma, para minimizar os efeitos causados pela DTM, a Fisioterapia torna-se fundamental e parte integrante no tratamento desses pacientes.
Reabilitação Vestibular, como também é chamada a Fisioterapia Vestibular, é um método altamente eficaz para a avaliação e tratamento de tonturas, vertigens, labirintites ou quaisquer desordens relacionadas ao equilíbrio corporal.
É um método não invasivo e não medicamentoso, que age fisiologicamente no Sistema Vestibular. Através de manobras que estimulam mecanismos específicos do sistema nervoso conhecidos como adaptação, habituação e substituição, a Fisioterapia Vestibular possui como principal objetivo restaurar o equilíbrio do sistema.
Primeiramente são analisados o histórico, queixas e o estilo de vida do paciente a fim de identificar as causas dos sintomas, sejam eles tontura, labirintite, náuseas, etc. Identificada a causa através dessa investigação minuciosa, inicia-se a fase do tratamento.
O tratamento se se baseia em manobras de correção específicas para a vertigem posicional ou exercícios físicos direcionados e repetitivos, selecionados de acordo com as queixas do paciente e a alteração funcional.
Entre os diversos protocolos diferentes que existem, na fase crônica, os exercícios do protocolo de Cawthorne e Cooksey são os que possuem os melhores resultados.
Durante as sessões são propostas atividades voltadas para o treino da marcha, melhora postural e treino cognitivo-motor sensorial. Esses exercícios proporcionam a estabilização visual, melhoram a interação vestíbulo visual durante os movimentos do corpo e ajudam o corpo a encontrar a estabilidade estática e dinâmica.
A Reabilitação Vestibular, em alguns casos específicos, tende a ser ainda mais eficaz se realizada conjuntamente a outros profissionais como nutricionistas e psicólogos, por exemplo.
Muitos estudos comprovam que uma dieta evitando o consumo de álcool, café, açúcar, sal em excesso, frituras, refrigerantes, embutidos e industrializados em geral pode potencializar ainda mais a eficácia da Fisioterapia Vestibular.
Devolver o equilíbrio e acabar com as vertigens em poucas sessões, ou até mesmo em uma única sessão, sem precisar de remédios, muito menos cirurgias.
Além disso, o tratamento especializado ajuda o sistema nervoso a compensar uma lesão após um trauma, por exemplo. Podemos dizer que é um tratamento muito objetivo que proporciona alívio para um distúrbio que pode impedir o paciente de ter uma vida normal.
Tem como finalidade combater crises de vertigens, tonturas, náuseas que podem, realmente, comprometer o dia a dia das pessoas, principalmente dos idosos.
O tratamento devolve não só o equilíbrio ao paciente, mas também sua qualidade de vida, permitindo realizar tarefas cotidianas e de lazer sem limitações.
A Fisioterapia Ocular ou Oftalmológica tem como objetivo a Reabilitação dos músculos oculares e dos distúrbios visuais, com o intuito de potencializar ou recuperar o equilíbrio e harmonia dos movimentos dos olhos, da postura e da amplitude visual através da estimulação sensório-motora.
Além da reabilitação, a Fisioterapia Ocular atua implementando avaliação (como teste ortóptico), tratamento (exercícios ortópticos e fisioterapia ocular), pleóptica (tratamento da ambliopia) e estimulando visualmente a baixa visão em crianças.
A Fisioterapia Oftalmológica é uma área que trabalha a relação entre visão e equilíbrio postural e consiste no estímulo do globo ocular com exercícios específicos a serem realizados tanto durante as sessões, quanto em casa.
Além disso, os exercícios oculares são importantes para a saúde visual, uma vez que se destinam a melhorar o desempenho dos músculos locais, diminuindo o impacto negativo produzido na visão todos os dias.
A Fisioterapia Ocular previne dores de cabeça, reduz o estresse visual, promove melhora na concentração e relaxa os músculos dos olhos. Os exercícios também geram benefícios no tratamento de doenças relacionadas ou não com o envelhecimento dos olhos, como miopia, estrabismo, nistagmo e presbiopia.
O principal objetivo da Fisioterapia Oftálmica é a reabilitação dos músculos da região e de alguns distúrbios visuais. Entre eles, é possível citar:
Copyright © 2022 Fisioterapia Investigativa – Todos os direitos reservados.