A Fisioterapia Respiratória, também conhecida como Reabilitação Pulmonar, é um conjunto de técnicas, aparelhos e exercícios especializados para recuperar a saúde do paciente, sendo o Treinamento Físico a ênfase do tratamento.
Para o paciente que possui uma doença respiratória, como por exemplo:
Durante todo o atendimento o paciente estará sob monitoramento da pressão arterial, frequência cardíaca, oxigenação, sinais e sintomas.
O papel do Fisioterapeuta, acima de tudo, é garantir a vida do paciente infectado – juntamente com a equipe multidisciplinar em saúde.
É indispensável a atuação do Fisioterapeuta no atendimento aos pacientes acometidos pelo Corona Vírus – COVID-19.
A atuação vai desde a UTI até o Ambulatório (consultório, clinica, domiciliar), conforme as necessidades, queixas e sequelas que o paciente apresentar.
O Fisioterapeuta é responsável por manter o sistema respiratório, cardiovascular e muscular em bom estado. Por meio da:
A Fisioterapia é a profissão que avalia e trata o sistema cinético-funcional do paciente, isto é, que recupera disfunções do movimento humano. Seja a causa por origem respiratória, cardiovascular, muscular, neurológica, etc.
Veja um exemplo a abaixo:
Um paciente apresenta uma infecção grave pelo Corona Vírus (COVID-19) deixando sequelas graves nos pulmões. Isto repercute na saúde do doente deixando ele mais fraco, com perda de massa muscular, falta de ar e dificuldades de fazer as tarefas do cotidiano.
Neste caso, o papel do Fisioterapeuta é melhorar o funcionamento respiratório e físico do paciente, objetivando aliviar seus sintomas e aumentar suas atividades funcionais.
Dentro da UTI, o Fisioterapeuta é o principal responsável – mas não o único – pela regulagem da ventilação mecânica invasiva (parâmetros) e outros equipamentos respiratórios.
O Fisioterapeuta é o profissional da equipe de saúde que preocupa-se com a funcionalidade do corpo humano, movimentos e ações da vida. Não só se preocupa, como atua na recuperação de tais habilidades – Sendo nossa principal ferramenta, o exercício terapêutico e o suporte ventilatório.
Nos ambientes extra hospitalares, o Fisioterapeuta de uma Clínica, Consultório ou Domiciliar, ele continua o trabalho que o Fisioterapeuta da UTI iniciou.
Principalmente aos pacientes que ficaram com sequelas e queixas relacionadas ao sistema respiratório e muscular.
Após o tratamento de uma infecção, e mesmo após a alta hospitalar, o paciente pode apresentar:
Este quadro acima é comum receber na Clínica para tratar com Fisioterapia e Reabilitação Pulmonar. Geralmente em pacientes que tiveram alta hospitalar devido doenças respiratórias ou infecções do sistema respiratório.
Não são todos os infectados que terão estas sequelas ou queixas. Mas aqueles do grupo de risco, com internação hospitalar por alguns dias, provavelmente apresentarão um ou mais dos itens citados acima.
O tratamento Fisioterapêutico extra-hospitalar se baseia em 4 pilares principais aos pacientes com doenças respiratórias:
Todos estes treinamentos são realizados com exercícios específicos, o qual o paciente aprende a executá-los seguindo as coordenadas do Fisioterapeuta.
O paciente é supervisionado, monitorado e orientado constantemente, para que se realize com segurança e qualidade cada conduta proposta.
Posteriormente, o paciente é ensinado a fazer em casa para dar continuidade ao tratamento semi-supervisionado por nós.
Os principais objetivos da Fisioterapia Respiratória após uma infecção viral ou bacteriana são:
Copyright © 2022 Fisioterapia Investigativa – Todos os direitos reservados.