O primeiro metatarso é o osso longo, localizado no antepé, que tem a cabeça articulada com o “dedão” e a base ligada ao cuneiforme (osso do tarso). Por ser o mais forte dos metatarsos, é responsável pela absorção de maior parte da carga imposta durante o caminhar,além de ser fundamental para o apoio e sustentação do pé aos diferentes desníveis dos terrenos.
Por causa disso, a ocorrência de dores nessa região é frequente e pode se gravar quando o indivíduo pratica esportes de alto impacto ou utiliza calçados inadequados e rígidos por muito tempo. As causas para dores no primeiro metatarso podem estar relacionadas com metatarsalgia, joanete, pés cavos, dedos em formato de martelo ou sesamoidite.
As causas da dor no primeiro metatarso estão ligadas, principalmente, a sobrecarga e o desalinhamento natural das pisadas. Pessoas obesas, esportistas ou mulheres que utilizam calçados inadequados são as mais vulneráveis a esse tipo de dor.
De acordo com o estudo metatarsalgia, as explicações para o surgimento de dor no primeiro metatarso estão associadas, principalmente, ao excesso de carga e pressão aplicada na cabeça do osso metatarsiano. Isso acontece devido ao uso excessivo de sapatos e sandálias que comprimem os dedos do pé, alterando a posição natural dos ossos.
As dores no primeiro metatarso são muito mais comuns em mulheres do que homens, justamente pelo fato de que elas costumam usar, frequentemente, salto alto. Esse tipo de calçado distribui desproporcionalmente o peso do corpo sobre o pé, sobrecarregando o metatarso e alterando a mecânica do corpo. O excesso de peso também pode contribuir para o aparecimento desse tipo de dor, pois o pé tem de suportar, muitas vezes, uma carga maior que a ideal, assim como a prática exaustiva de esportes de grande exigência física dos pés, como esportes de alto impacto.
Salto alto é um tipo de calçado que sobrecarrega os metatarsos
Alterações de pisada ajudam a sobrecarregar o primeiro metatarso, principalmente quando os indivíduos possuem pronação ao caminhar (nesses casos, o pé faz um movimento “para dentro”, sobrecarregando o osso da parte interna). Esse tipo de pisada, por ser aplicada de maneira repetitiva, pode causar fraturas por estresse no primeiro metatarso, devido ao excesso de pressão aplicada no osso.
O uso de palmilhas sob medida pode ser muito útil para pessoas com esse tipo de desalinhamento, pois a pisada seria corrigida e o excesso de peso aplicado no primeiro metatarso seria redistribuído para as outras regiões do pé.
Posicionamento das estruturas na pisada pronada
Dores no primeiro metatarso relacionadas a traumas e lesões podem ter relação com longos períodos de sobrecarga nos ossos ou batidas e trombadas, que ocorrem involuntariamente durante o cotidiano. Devem ser avaliadas e acompanhadas por médico especialista, pois podem prejudicar o bem estar do indivíduo.
Comum em mulheres, ocorre devido ao excesso de pressão aplicada na cabeça dos metatarsos. Está associado ao uso excessivo de sapato com salto.
É uma protuberância no primeiro metatarso que ocorre devido ao desvio do osso em direção ao lado de dentro do pé e inclinação do “dedão”. Geralmente, o joanete se forma devido a fatores genéticos.
É um tipo de inflamação que acomete os ossos sesamoides (pequenos ossos esféricos próximos da articulação entre o primeiro metatarso e as falanges). São comuns em dançarinos.
Pessoas com esse tipo de deformidade possuem o arco do pé mais acentuado que o natural, o que contribui para a sobrecarga dos metatarsos, pois o apoio que deveria ser sustentado pelos dedos acaba sendo aplicado na cabeça desses ossos.
É uma patologia que causa o aumento do atrito entre a falange proximal e o primeiro metatarso. É o tipo mais comum de artrose do pé e causa o aumento da rigidez do dedão, fazendo com o indivíduo tenha mais dificuldade para andar (por causa das dores derivadas do desgaste ósseo). Os tratamentos para essa patologia devem ser iniciados ainda nos estágios iniciais para evitar a perda total da movimentação do dedão e ocorrência de deformações.
O diagnóstico para detectar o motivo das dores no primeiro metatarso somente deve ser feito por médico especializado, pois ele saberá indicar o melhor tratamento para o alívio dos incômodos. Em alguns casos, apenas após a realização de exames de imagens é que a causa da dor será identificada. Entretanto, algumas medidas podem ser tomadas para aliviar os inchaços e vermelhidões, como:
Lembrando que o uso de medicamentos somente deverá ser feito com prescrição médica, pois a automedicação é perigosa e pode trazer malefícios ao bem estar dos pacientes.
O uso de palmilhas sob medida alivia a sobrecarga no primeiro metatarso. Para isso, cada palmilha possui uma depressão e um amortecedor na região do dedão, além de um apoio no arco plantar, o que contribui para uma melhor distribuição das pressões nos pés.
Copyright © 2022 Fisioterapia Investigativa – Todos os direitos reservados.